Skip to content

Guia para Usar uma Máquina de Costura

Para todos os iniciantes na costura uma máquina de costura simples, conveniente e fácil de usar é uma necessidade básica. Uma máquina de costura feita especialmente para iniciantes não deve ser muito cara e também não necessita de muitas características especiais.

Se você está planejando comprar uma máquina de costura usada, você precisa observar se ela está bem conservada, se foram feitos os reparos necessários e se todas as partes estão funcionando em boas condições. Se você está planejando comprar uma máquina nova, ela deve ser capaz de costurar pontos perfeitos, além de ser fácil de costurar e manusear.

Existem diversas máquinas de costura disponíveis para iniciantes, basicamente todos os fabricantes da indústria a produzem. É desafiador para um iniciante identificar o tipo certo de máquina de costura que será uma vantagem tanto no presente quanto no futuro.

Então, para fazer a melhor compra e valorizar o seu dinheiro, você precisa fazer buscas extensas sobre todos os modelos de máquinas de costura disponíveis e, após isso, ir em frente para comprar aquela que melhor se encaixa em seu orçamento e em suas necessidades. Uma vez tenha sua máquina, que tal fazer um curso de costura e modelagem desde casa? Tem um curso online que é realmente bom, pode ver todas as informações aqui.

Tipos Básicos de Máquinas de Costura

Existem três tipos principais de máquinas de costura disponíveis. A grande diferença entre estes três tipos é a forma como elas são operadas, embora costurem quase da mesma forma. Os três principais tipos de máquinas de costura disponíveis são:

Máquina de costura Manual ou Mecânica

É a máquina mais comum entre os três tipos e também é um pouco cara. Nesta máquina, a mudança entre os vários tipos de pontos, seus tamanhos e larguras, tudo é feito manualmente através dos botões disponíveis na máquina. Neste tipo de máquina de costura, o posicionamento da agulha também é feito manualmente.

Máquina de costura elétrica

Como o nome sugere, esta máquina é operada através da eletricidade e possui botões que são pressionados. Estes botões te ajudam na seleção de pontos, seus comprimentos, assim como suas larguras. Além disso, a agulha se posiciona sozinha de acordo com seus movimentos e, quando você para de costurar, ela para automaticamente. Assim, não há trabalho manual envolvido no posicionamento da agulha para cima e para baixo. A função de memória não está disponível na maioria das máquinas de costura elétricas, então você sempre precisará definir o tamanho e tipo dos pontos enquanto costura.

Máquina de costura computadorizada

Esta máquina possui uma função de memória, diferente da máquina de costura elétrica, fazendo com que você não precise de configurar os tamanhos e tipos de pontos toda vez que for usá-la. Ela irá iniciar automaticamente a partir de onde você parou da última vez que estava costurando. A função de memória presente exclusivamente neste tipo de máquina de costura irá te ajudar a escolher projetos online e carregá-los em sua máquina de costura, fornecendo uma vasta seleção de modelagens. Geralmente é a mais cara entre os três tipos de máquinas de costura disponíveis.

Controles Essenciais de uma Máquina de Costura Básica

Todos os tipos de máquinas de costura básicos são parecidos para facilitar a experiência de um iniciante na costura. Estas máquinas de costura possuem componentes que são fáceis de serem usadas por um iniciante. Os principais componentes de uma máquina de costura são:

  • Pedal controlador;
  • Tensor da linha;
  • Seletor de pontos;
  • Monitor de velocidade;
  • Enrolador de bobina.

Pedal controlador

O pedal controlador é anexado a máquina de costura através de um fio. Este pedal controlador fica no chão e seu uso principal é iniciar e parar a máquina quando o costureiro pressiona o pedal. Este controle funciona como o acelerador de um automóvel e é uma parte essencial da máquina de costura, já que permite que as mãos do costureiro fiquem livres para ajustar o tecido enquanto a costura. O melhor é que você compre uma máquina de costura que possua um pedal controlador ativado pela pressão e que não precise de configurações especiais.

Tensor da Linha

O botão que ajusta a tensão da linha normalmente se encontra em cima ou na frente de uma máquina de costura para iniciantes. Este ajustador possui marcas numéricas que apontam os vários graus de tensão que podem ser aplicados na linha. Ele é composto de pequenos discos que ajustam a tensão da linha para afrouxá-la ou apertá-la. Este controle é essencial se você quer um ponto perfeito, e não um ponto solto ou descuidado. Se a linha estiver apertada demais, ela irá se arrebentar com frequência e você levará muito mais tempo para costurar, já que terá que trocar a linha com muita frequência. Você precisa comprar uma máquina de costura em que a tensão da linha possa ser ajustada facilmente. Ela também não deve ter muitas configurações numéricas, já que isso dificultará seu uso.

Seletor de pontos

Este controle é localizado na frente de quase todos os tipos de máquinas de costura, ele possui as configurações de todos os tipos de pontos que estão disponíveis e o usuário precisa ajustar o ponto de acordo com suas necessidades. A máquina de costura básica só possui três tipos de pontos disponíveis, chamados de ponto reto, zigue-zague e ponto reverso. Existe um outro botão ao lado que facilita ao costureiro selecionar o comprimento do ponto. No caso de uma costura com ponto reto, este botão ajuda ao usuário a escolher entre pontos maiores ou menores. Para o ponto zigue zague, o usuário pode escolher a proximidade do padrão de zigue zague com a ajuda deste seletor, um padrão de zigue zagues próximos é bom para ser usado como casa para botões, mas um padrão de zigue zagues mais largos é útil para impedir que o tecido se desfie. O controle de pontos é uma parte essencial de uma máquina de costura, já que facilita a execução da bainha e da costura. Você sempre deve buscar uma máquina de costura que tenha estes controles facilmente localizados, convenientes de usar e feitos para iniciantes, isso irá evitar dificuldades no futuro.

Monitor de velocidade

O monitor de velocidade ou controle de velocidade é uma parte importante de uma máquina de costura não apenas para quem está aprendendo, mas também para costureiros profissionais. Se a velocidade da máquina é lenta, será fácil para você fazer uma costura reta e guiar o tecido. A aplicação apropriada da pressão no pedal é um talento importante que uma pessoa ganha a partir da experiência. O controle de velocidade te ajuda a controlar facilmente a máquina e costurar da forma que você quiser, ele é essencial para costurar todos os tipos de roupas, seja um tecido leve ou pesado. Você precisa procurar uma máquina de costura que possua pelo menos três configurações de velocidade, mas quanto mais configurações de velocidade, melhor será para você controlar a máquina e fazer uma costura perfeita. O controle de velocidade em botões giratórios sempre é fácil de usar e ajuda o costureiro a ter mais controle sobre a máquina.

Enrolador de bobina

Este controle na máquina de costura te ajuda a recarregar a bobina quando acaba a linha. O enrolador de bobina é feito de uma pequena bobina de metal ou plástico, que ajuda a segurar a linha e também facilita na aplicação dos pontos perfeitos. É necessário desenrolar e enrolar a bobina diversas vezes, já que ela possui uma menor quantidade de linha em comparação ao carretel que fica localizado no canto superior da máquina de costura.

A bobina é essencial para usar a máquina de costura. Existem dois tipos principais de enroladores de bobina. O primeiro tipo de enrolador de bobina fica em cima da máquina e precisa de ser removido para colocar a linha, enquanto o segundo tipo de enrolador de bobina é projetado de forma a ser enrolado dentro da máquina. Você precisa estar sempre buscando por uma máquina de costura que possua um enrolador de bobina que seja de fácil acesso para você manusear.

Componentes Extras em uma Máquina de Costura

  • Tipos de pontos extras: Muitos dos últimos modelos de máquinas de costuras para iniciantes possuem várias opções de pontos além dos três tipos básicos, incluindo alguns padrões de pontos decorativos. Estes pontos são divertidos de serem usados e fornecem uma vasta experiência ao iniciante. Você sempre deve escolher uma máquina que possua padrões de pontos que você sente que serão usados muitas vezes sem dificuldades, sejam pontos simples ou decorativos.
  • Casa de botões: A maioria das máquinas de costura para iniciantes atuais possui uma função interna de criação de casas de botões. Isso facilita muito o aperfeiçoamento das roupas com botões. Para fazer uma compra inteligente, você pode comparar a função de botões das máquinas e comprar aquela que for menos complicada de manusear.

Se, por qualquer motivo, você sentir que não tem experiência o suficiente para comprar uma máquina de costura, leve um amigo que conheça bem sobre isso e que já usa uma máquina de costura por muito tempo ou busque por comentários online sobre cada máquina.

Acessórios de Máquinas de Costura para Iniciantes

Muitos dos novos modelos de máquinas de costura possuem acessórios criados para ajudar o costureiro. Os modelos básicos de máquinas de costura, feitos para iniciantes, possuem poucos anexos, mas que são ótimos para o novo usuário. Os acessórios incluem vários enroladores de bobinas, óleo de máquina para lubrificação e também alguns equipamentos para a limpeza da máquina. Existem dois acessórios principais que, em minha opinião, você deve procurar, que são o calçador de ziper e o calçador de uso geral.

Calçador de ziper: Um acessório padrão é o calçador de ziper, que precisa ser incluido em quase todas as máquinas, seja para profissionais ou amadores. Ele ajuda a colocar a pressão em apenas um lado da linha de costura.

Calçador de uso geral: Este acessório facilita o trabalho em tecidos mais grossos, como tecidos de colchas, lençóis e jeans.  Ele costura estes tipos de tecido com precisão. Porém, você precisa observar o uso da máquina antes de fazer a melhor escolha para você.

Como Usar Uma Máquina de Costura

Para um amador, uma máquina de costura pode parecer um equipamento muito complicado, especialmente para aqueles que não sabem como é uma máquina de costura e como é fácil usá-la. Você não deve se afastar de aprender a costurar e criar projetos incríveis que agradariam a você e a sua família. A seguir estão alguns passos muito fáceis para usar uma máquina de costura. Estes passos serão uma grande vantagem, especialmente para um amador.

  • Botão de ligar: É importante saber onde está o botão para ligar a máquina de costura. Normalmente, o botão de ligar está localizado no canto direito da máquina de costura.
  • Localize o pino do carretel:procure e encontre uma pequena parte de metal ou plástico onde se coloca o carretel de linha. Esta parte é conhecida como carretel.
  • Guia da linha: Após encontrar o pino do carretel, você precisa procurar o guia que direciona a linha desde o carretel até o enrolador de bobina.
  • Enrolador de bobina: Agora a próxima tarefa é encontrar o enrolador de bobina e enrolar a linha na bobina. Ele normalmente se encontra do lado direito do pino do carretel.
  • Ajuste de pontos: Ajuste o tamanho e os padrões do ponto com o auxílio do painel de ajuste de pontos. Sua localização é diferente em cada máquina, mas é fácil de ser encontrado já que possui diagramas para configurar os padrões de pontos.
  • Botão de tensão: Agora é o momento de você prender este botão após ajustar o nível de tensão. Isso irá ajudar a continuar fornecendo linha enquanto costura.
  • Placa de agulha: Procure a placa de agulha e ajuste a linha para costurar.
  • Após configurar sua máquina de costura, prenda a linha após coloca-la no buraco da agulha.
  • Agora é o momento para você alinhar o tecido. Após isso, você pode começar seu projeto de costura lentamente ao abaixar o calçador geral e aplicar a pressão do seu pé para costurar no padrão escolhido.

O Que Fazer Na Máquina de Costura

  • Costure coisas que te animam. Não aceite qualquer coisa que as pessoas te pedirem. O interesse é essencial para o aprendizado eficaz.
  • Comece cada projeto com uma agulha de costura nova.
  • Limpe a área de costura com álcool ou outros produtos de limpeza antes de costurar roupas de cores claras para evitar manchas na roupa.
  • Dê uma pausa entre seus projetos. Isso irá te ajudar a relaxar e também te fará se sentir mais criativo com as ideias do novo projeto que você irá começar.
  • Ter uma máquina de costura reserva também é útil para que se evite longas pausas em um projeto.
  • Aprenda a cuidar de sua máquina de costura para evitar que ela tenha uma vida mais curta. Máquinas de costura bem cuidadas duram mais.
  • Invista um tempo para aprender sobre a tensão da linha na sua máquina de costura. Experimente alguns projetos simples para começar a aprender.
  • Reserve um local de sua casa para sua máquina de costura. Verifique se essa área tem bons assentos e uma luz ampla.
  • Quando o projeto for bem sucedido, você também pode compartilhar suas ideias com outras pessoas.
  • É normal cometer erros quando está aprendendo qualquer coisa. E assim também funciona para a costura.  Mas, você deve garantir que você aprenda com seus erros.
  • Sente-se em uma cadeira confortável e não se movimente muito para evitar acidentes no uso da máquina de costura.
  • Você deve ficar atento aos seus dedos quando costurar. É melhor prevenir do que remediar, mantenha seus dedos longe da agulha, garantindo que seus dedos não levarão algumas agulhadas.
  • Coloque cada agulha que você usar na área de armazenamento de agulhas na sua máquina de costura, assim você evita qualquer acidente com elas.

O Que Não Fazer Na Máquina de Costura

  • Não coloque a linha na máquina quando ela estiver ligada. Se, por acidente, seu pé acertar o pedal, isso fará com que a agulha comece a ir para cima e para baixo e você não conseguirá terminar o serviço. Além disso, se seus dedos entrarem no caminho, você pode machucá-los também.
  • Não fique passeando com uma tesoura na mão.
  • Não coloque as agulhas em cima do tecido quando costurar, já que elas podem cair e provocar acidentes.
  • Não use uma máquina de costura super complicada que você não seja capaz de compreender com facilidade. Isso fará com que sua primeira experiência te cause muita dor de cabeça e pouco prazer.
  • Você pode levar a máquina de costura para qualquer cômodo da casa, mas verifique se ela está desligada.
  • Não costure quando se sentir muito cansado. Os projetos de costura exigem muita atenção e você pode não conseguir se dedicar quando estiver exausto.
  • Não apresse seu projeto de costura para evitar se machucar.
  • Não use uma máquina barata para costurar.
  • Comprar uma máquina de costura barata não é uma boa ideia, a menos que seja de uma boa marca. Normalmente, as máquinas de costura genéricas não duram muito tempo.
  • Não fique impressionado com os componentes extras ou adicionais disponíveis em uma máquina de costura, a menos que você sinta que será capaz de usá-los ou que precisará deles a longo prazo.
  • Não ignore as máquina remodeladas. Antes de comprá-las, teste-as, se funcionarem bem, não há necessidade de gastar dinheiro em uma máquina nova. Você pode guardar este dinheiro para outra coisa.
  • Não se esforce além dos seus limites para finalizar um projeto em que você não está mais interessado.
  • Evite usar uma máquina de costura que já foi configurada para você. Faça com que a jornada seja divertida, mais do que apenas um projeto profissional.

Algumas Dicas Importantes

  1. Para costurar bem e conseguir os melhores resultados, a tensão apropriada para a linha é muito importante.
  2. Não há uma regra fixa para a configuração de tensão. Você aprende isso com a experiência.
  3. Uma configuração de tensão equilibrada é necessária para que você faça um ponto reto.
  4. A tensão da linha deve ser menor ao fazer um ponto decorativo ou de sigue zague.

A primeira máquina de costura que você comprar será muito importante e você terá um grande carinho por ela. Este guia também irá ajudá-lo a fazer compras mais inteligentes no futuro, caso você tenha feito tudo sozinho da primeira vez. Garanta que o modelo de máquina de costura que você comprar seja fácil de entender, que tenha quase todos os recursos que você precisa e que esteja dentro do seu orçamento.