Skip to content

Guia para Comprar uma Máquina de Costura

Comprar uma máquina de costura pode rapidamente se tornar uma tarefa exaustiva. Existem muitas marcas, componentes e preços, além de todos estes termos que descrevem as funções e os componentes da máquina, mas você realmente sabe o que estas palavras significam? Você sabe a diferença entre a bobina e os dentes de uma máquina? Se não, você pode acabar comprando uma máquina que não se encaixa em suas necessidades.

Procurar e comprar uma máquina de costura pode ser uma aventura que resultará em horas de criatividade, diminuição de seus custos com roupas e decorações para a casa ou que pode te fazer um dinheiro extra. Para começar no mundo da costura, primeiro você precisa identificar os componentes que você irá precisar em sua máquina. Você precisa decidir a melhor máquina e quanto você está disposto a gastar para ter a máquina de seus sonhos.

Iniciando

Para te ajudar com esta decisão importante, nós reunimos este guia para te ajudar a comprar uma máquina de costura. Quando você começar sua procura por uma máquina de costura, primeiro você deve se fazer as seguintes perguntas:

  • Quem usará a máquina de costura?
  • O principal usuário é um iniciante ou um costureiro experiente?
  • Quais tipos de projetos de costura serão feitos na máquina?
  • Com que frequência a costura será feita?
  • Ela precisará ser guardada após cada uso?
  • Você precisa de espaço para armazenar os acessórios e seus materiais?
  • Quanto você está disposto a gastar?

Quando você tiver as respostas para estas perguntas, você estará pronto para começar a pensar no tipo de máquina que você irá precisar.

O Usuário

Se a máquina é para um iniciante, você precisará de uma com pontos básicos. Um costureiro experiente precisará de recursos mais avançados. Você também precisará de considerar o uso a longo prazo da máquina. Se você está começando como iniciante, mas planeja melhorar suas habilidades e seguir para projetos mais avançados, então você pode precisar de uma máquina que ofereça mais funções do que você precisará no início, mas que já estarão lá quando você estiver pronto para elas.

Seus Projetos

Considere os tipos de projetos que você irá fazer em sua máquina de costura. Você está planejando fazer roupas ou apenas reparos e alterações? Uma máquina básica com cerca de 10 pontos pode ser adequada para isso. Se você quiser fazer roupas, você irá querer garantir que ela tenha um ponto para fazer casas de botões. Se você planeja costurar mangas de roupas e pernas de calças, você precisará da função de “braço livre”. Sua máquina será usada para fazer móveis e/ou estofados? Você precisará de procurar uma máquina adequada para tecidos pesados. Talvez você queira fazer artesanatos, como bordados ou acolchoados. Se sim, você irá precisar de uma máquina com muitos pontos disponíveis.

Frequência de uso

Se você está planejando costurar apenas ocasionalmente, você não precisará de comprar uma máquina de costura com muitos anexos caros e várias opções de pontos. Se você está planejando usar a máquina regularmente, especialmente se estiver planejando costurar diariamente, você precisará de uma máquina forte e com estrutura metálica.

Armazenamento e Mobilidade

Sua máquina de costura terá uma mesa fixa onde ela ficará ou um carrinho com rodas? Se este é o caso, o peso da máquina não precisa ser um fator na decisão da compra. Se você está planejando levar a máquina para aulas ou se ela precisar ser armazenada de certa forma após o uso, então o peso se torna um fator decisivo.

Planeje com antecedência onde sua máquina ficará guardada. Se você tem uma mesa fixa, então o espaço de armazenamento não é um problema. A maioria das máquinas vem com uma proteção contra poeira ou uma caixa para transporte e armazenamento fácil e seguro. Você ainda precisará considerar o local de armazenamento. Muitos modelos de máquinas possuem um compartimento de armazenamento por baixo para que você coloque seus materiais de costura, como tesouras, alfinetes, agulhas e bobinas e anexos extras.

Custo

O custo de uma máquina de costura pode iniciar em um preço muito baixo, podendo custar de R$ 600,00 até R$ 6000,00. O quanto você gasta em sua máquina é sua decisão. Só se certifique de que a máquina de costura tem todas as funções que você irá precisar. Verifique se há uma garantia na compra, seja uma garantia da loja ou do fabricante, e entenda tudo que será ou não será coberto pelo seguro.

Três tipos gerais de máquinas de costura

Existem várias máquinas de máquinas de costura que estão competindo por sua atenção e seu poder de compra. Porém, só existem três tipos de máquinas de costura. Aqui está uma análise básica de cada um dos três tipos:

Máquinas de costura eletrônica

Este tipo de máquina só tem um motor que usa a eletricidade para movimentar a agulha. O movimento da agulha é coordenado com o mecanismo de fornecimento de material. Tudo isso é controlado pelo seu pedal. Assim, você tem as duas mãos livres para guiar o tecido. Isso permite que você controle a velocidade da sua costura. Normalmente há um botão que te permite escolher os tipos e comprimentos dos pontos.

Máquinas de costura computadorizadas

Estas máquinas são fácies de usar e são adequadas para as habilidades de um amador ou de um costureiro profissional. Muitos que começam com a máquina de costura eletrônica irão buscar a computadorizada após melhorarem suas habilidades. As máquinas de costura computadorizadas usam vários motores para controlar as diferentes funções da máquina. Algumas funções que você pode controlar são: velocidade máxima, movimento da agulha e arrematação automática para finalização de um ponto ou de uma costura.

O controle preciso é possibilitado nas máquinas de costura eletrônicas, é fácil de produzir vários pontos diferentes ao pressionar uma tecla ou usar um touch pad ligado a tela LCD. Se for conectada a um computador, estas máquinas possuem a capacidade de salvar projetos ou baixar outros projetos da Internet.

  • Estas máquinas são ideias para acabamentos. Elas são usadas para bainhas e finalização de costuras, mas também possuem opções de pontos decorativos. É possível fazer a costura, finalizar os pontos e remover o excesso de tecido em uma única ação. Elas são boas para costurar tecidos de malha, como camisas. Ela pode ser útil se você costura frequentemente.

6 melhores máquinas de costura para Iniciantes

Termos Importantes

Existem muitos termos importantes que são específicos para a arte da costura e das máquinas de costura. Você não será capaz de conseguir o que você precisa de uma máquina de costura se você não entender os “jargões” usados.

Para te ajudar com isso, nós reunimos este glossário dos termos mais usados:

Ajuste de tensão automático

Se a máquina escolhida oferecer está função, significa que a máquina irá calcular automaticamente a tensão necessária na linha para costurar o tipo de tecido que você está usando. Geralmente você pode ignorar esta função se quiser configurar a tensão sozinho.

Bobina

Este é o termo para um pequeno carretel que segura a linha, ele pode ser feito de plástico ou metal e é necessário na máquina para formar um ponto. A linha da agulha vem de cima para baixo e a linha da bobina surge de baixo para cima, estas duas linhas se unem para fazer um ponto. A linha que você está planejando usar precisa estar enrolada a bobina antes de você começar a costurar. A maioria das máquinas possuem essa função. Quando a linha estiver enrolada a bobina, ela é armazenada na caixa de bobina abaixo da placa da agulha.

Caixa de bobina

Após enrolar a linha na bobina, você precisa colocá-la na caixa de bobina. A caixa de bobina carregada irá se encaixar abaixo da placa de agulha. Se a máquina que você comprou possui armazenamento superior, a caixa de bobina será colocada no braço da máquina.

Casa de botões

A maioria das máquinas irá criar casas de botões automaticamente para você, usando um processo de 1 ou 4 passos. Quanto mais passos sejam necessários, mais complicado será o processo. A maioria das máquinas mais avançadas ofereceem a opção para diferentes estilos de casas de botões.

Dentes

São os dentes que agarram o material e o guia através da máquina. Eles são pequenos dentes em zigue zague que se movem quando a agulha está em movimento. Enquanto a agulha faz os pontos, os dentes empurram o tecido, fazendo com que ele se mova na direção certa abaixo do pé calcador. Se você quiser, os dentes podem ser desativados para que você faça um trabalho a mão livre, como bordar ou cerzir.

Braço livre


Se você vai fazer mais costuras tubulares, como barras de calça, e pontos em  áreas de difícil acesso, opte por uma máquina de braço livre. Mas, se sua maior necessidade for encaixar sua máquina em uma mesa ou gabinete, sem dúvidas a sua é uma máquina de base plana. uma plataforma na forma de um cilindro no suporte da máquina.

Ao usar o braço livre, você pode costurar itens como, mangas de blusas ou pernas de calças. Para acessar o braço livre, normalmente você precisa desencaixar uma parte da base da máquina. Isso faz com que o braço fique acessível para que você manuseie bem a perna da calça ou a manga da blusa.

Calcador duplo integrado

Calçador duplo da máquina de costura
Calcador duplo

Esta função é importante se você está unindo dois pedaços de tecidos diferentes, como uma colcha. Esta função permite que ambos os tecidos se movam de forma suave e igual.

Passador de linha integrado

Este anexo irá te ajudar a passar a linha na agulha.

Joelheira levantadora

Joelheira levantadora para máquina de costura
Joelheira levantadora para máquina de costura

É uma alavanca que você pode pressionar com seus joelhos. Ela permite que você levante o calcador enquanto mantém suas mãos trabalhando. Esta função é especialmente útil para costurar colchas, ângulos ou fazer apliques.

Arremate

Esta função encerra sequências de costura automaticamente, assim os pontos não se desfiam com o uso. Isso garante que todos os pontos e padrões de pontos sejam presos com segurança após a finalização de uma sequência. Isso é feito ao reverter o ponto brevemente.

Placa de agulha

Esta é a parte da máquina que fica em cima dos dentes da máquina. Um buraco na placa permite que a agulha passe por ela. As placas de agulha normalmente possuem um guia parecido com uma régua para te ajudar a medir a costura e mantê-la uniforme.

Função de movimentação da agulha

Com esta função, você pode programar a agulha para que ela sempre finalize em cima ou em baixo da costura. Você precisará dessa função ao costurar cantos.

Pé calcador

Pe calçador de máquina de costura
Pé calcador

O pé calcador mantém o tecido nos dentes enquanto você costura, isso evita que o tecido vá em direções indesejadas durante a costura. Existirá uma alavanca que permite que você erga ou abaixe o pé calcador. Projetos diferentes precisam de pés calcadores diferentes. Alguns projetos que precisam de pés calcadores especializados são: acolchoados, patchwork, criação de cós, aplicação de zíper e bordados.

Seletor de pontos

Em máquinas básicas, um simples movimento de botão irá permitir que você selecione o tipo de ponto que você quer usar. Em uma máquina computadorizada, existe um teclado ou um touch pad para selecionar o tipo específico de ponto.

Corta-fio

Esta é uma função útil que pode ou não estar presente na máquina. O corta-fio faz exatamente o que o nome diz: corta o fio após o fim da costura.

Agulhas duplas

Com a função de agulha dupla, o paralelo de agulhas permite que você faça pontos paralelos no caso de precisar de pontos mais resistentes ou de uma finalização decorativa.

Acessórios e Extras

A maioria das máquinas de costura virão com vários acessórios diferentes e alguns extras. Mas qual é a diferença entre um acessório e um extra?

Nós vamos tentar lhe responder esta pergunta.

Acessórios

São ferramentas ou itens adicionais que você precisará manter por perto, em seu kit de costura. Não são coisas que você precisará todas as vezes que for costurar, mas você não quer ficar sem elas quando forem necessárias. Alguns exemplos são:

  • Manual de instruções: É recomendado que você mantenha seu manual de instruções por perto caso surja um problema.
  • Guia de costura: Esta ferramenta te ajuda a manter sua costura reta. É essencial na costura, não importa o que você esteja fazendo, é que você mantenha a costura reta.
  • Kit de limpeza e reparos: Se você costura com frequência, você terá que fazer a manutenção se sua máquina pelo menos uma vez por ano. Enquanto isso, você precisa se habituar a lubrificar várias partes de sua máquina de costura com um óleo especial para ela. Siga as instruções do manual e use o mínimo de produto possível. O óleo precisa ser específico para máquinas de costura para que se evite danos no trabalho delicado de sua máquina. Após aplicar o óleo, deixe que ele lubrifique a máquina por um dia inteiro antes de usá-la novamente. Isso irá permitir que o óleo se adentre em todas as partes que se movem. Coloque um pedaço de tecido ou um papel toalha abaixo do pé calcador para garantir que ele não se manche de óleo. Verifique os parafusos periodicamente e aperte-os quando necessário. As ferramentas do kit de reparo serão pequenas o suficiente para se encaixar nos parafusos de sua máquina. Limpe a máquina antes de usá-la novamente.

Extras

São ferramentas ou dispositivos especializados que você precisa anexar a sua máquina. Os melhores exemplos, e a parte mais confusa para a maioria das pessoas, são os vários tipos de pés calcadores que podem ser obtidos. Aqui estão os anexos mais usados e suas funções:

  • Calcador de zíper: Você não pode adicionar zíper sem este anexo, a menos que você o faça manualmente. Existem dois modelos diferentes de calcador de zíper. Um deles passa por cima do zíper e é mais fácil de usar. O outro segura o zíper para estabilizá-lo e você precisará costurá-lo.
  • Criador de casa de botões: Este anexo pode ser uma grande ajuda ou um grande problema na sua costura, e isso depende do tipo que você tem. Procure um criador de casa de botões que permita que você visualize seu trabalho e seja posicionado facilmente sobre o local do botão.
  • Calcador para pregas: Este anexo faz exatamente o que nome diz: ele te permite fazer pregas.
  • Pé calcador para bainha: um dos trabalhos mais entediantes na costura é fazer a bainha. Este anexo dobra os cantos do seu tecido para criar uma bainha perfeita. É preciso de certa prática para aprender a usar este anexo, mas você vai agradecer por ter aprendido.
  • Calcador para fitas: este anexo é usado quando a costura precisa ser finalizada com uma fita. Coloque a fita na máquina e ela irá dobrar a fita para que você a costure no lugar.
  • Costura de bordas: este anexo permite que você faça pontos decorativos na borda do tecido. Você pode usar este anexo para costurar renda no tecido.
  • Pé calcador: este anexo é essencial se você planeja costurar várias camadas de tecidos em um lugar. Este anexo funciona ao colocar a camada superior do tecido por cima, enquanto os dentes evitam que as camadas inferiores se aglomerem ou saiam do lugar. Se você está comprando uma máquina especifica para fazer colchas, lembre-se de comprar um pé calçador.

Pés Calcadores: Os Pés Especiais Que Valem a Pena Comprar

Ter uma coleção de pés diferentes podem mostrar o quanto você está levando a costura a sério. Estes acessórios podem facilitar as costuras mais difíceis se você não se importar de levar alguns minutos para trocar os pés de acordo com a necessidade. Alguns deles são padrões em certas máquinas. Verifique com o vendedor para descobrir quais pés estão inclusos na máquina que você quer comprar.

Aqui estão os pés mais desejáveis que podem ser comprados para a maioria das máquinas:

Tipos de calçadores para maquinas de costura
1 Calcador Pintuck – 2 Calcador para Zier – 3 Calcador Overlock
  • Calcador de overloque: este calcador fará com que suas costuras em malhas e tecidos sejam limpas e bonitas. Se você não tem uma máquina de overloques, esta é uma alternativa barata.
  • Pintuck: este calcador adiciona um toque delicado a roupas de bebês ou lingeries. Eles podem vir em tamanhos diferentes, criando pontos diferentes em seu tecido com suas agulhas duplas.
  • Calcador para bordas: este acessório útil permite que você faça pontos perfeitos nas bordas de seus tecidos.
  • Calcador caseadinho: Se você quer bordar a mãos livres, este calçador é indispensável. Ele permite que você veja o que está fazendo enquanto costura.
  • Calcador para Jeans: jeans e outros tecidos pesados são difíceis de trabalhar quando você não tem o acessório certo. Um calcador para jeans irá te ajudar a fazer costuras retas e limpas em tecidos especiais.
  • Calcador para pontos retos: usar o calcador de pontos retos te dá um melhor controle do tecido quando você está fazendo pequenos pontos em tecidos finos.