Skip to content

Fazer a Manutenção de sua Máquina de Costura

Os especialistas em máquinas de costura dizem que a maioria dos problemas que acontecem nas máquinas são pela falta de manutenção ou pela manutenção precária. Isso resume a importância da manutenção/limpeza da máquina de costura, mas existem mais coisas que você precisa saber sobre a manutenção desses sistemas.

Como fazer a manutenção de sua máquina de costura

Uma máquina de costura possui uma configuração mecânica que se gasta muito com o uso. Isso faz com que o usuário precise realizar manutenções apropriadas e frequentes. Existem dois aspectos para a limpeza/manutenção destes sistemas, que são:

Limpeza diária

A limpeza diária exige a monitoração diária do desempenho do sistema e da realização da limpeza quando necessária. O manual de uso da máquina precisa ser seu guia para todas as ações relacionadas a manutenção. Você precisa verificar a condição da agulha, o desempenho da bobina e da tensão da linha após cada uma de suas sessões de costura. Lembre-se de cobrir sua máquina para que ela fique segura contra a poeira e outras sujeiras que podem se adentrar nos mecanismos internos do equipamento.

Limpeza/manutenção a longo prazo

A longo prazo, você precisa verificar se sua máquina precisa de óleo e quando os componentes do sistema precisarão ser trocados. A regra é investigar seu equipamento após todos os grandes projetos e substituir a agulha mesmo que ela ainda esteja em boas condições. A máquina precisa de óleo com frequência, isso depende da frequência do uso da máquina. A bobina e o tensor da linha são os maiores desafios, eles precisam ser ajustados sempre que você terminar qualquer grande projeto.

Alguns Hábitos Que Arruínam Sua Máquina de Costura e Afeta Seu Desempenho

As vezes não é um problema técnico na máquina de costura que dificulta o seu uso. Mas sim os seus hábitos que causam problemas enquanto você a usa ou tenta fazer um ponto simples.

Então, para que você saiba quais hábitos podem arruinar o desempenho e a condição da sua máquina de costura, aqui estão algumas coisas que você deve evitar:

  • Usar agulhas inapropriadas para o tecido sendo costurado
  • Usar uma linha de qualidade ruim ou que não tenha a largura adequada para o tecido que você está costurando
  • Deixar os discos de tensão apertados demais ou soltos demais
  • Não limpar ou lubrificar sua máquina por meses
  • Costurar em tecidos muito grossos que podem causar pressão extra nas partes internas
  • Fontes de energia baixas ou flutuantes
  • Manter suas máquinas descobertas, fora de casa ou em áreas poeirentas.

Todos estes hábitos deixam a máquina vulnerável a vários problemas, como o arrebentamento frequente de linhas, quebra de agulhas ou até pontos desajustados. Se você quer usar sua máquina e precisa que ela funcione perfeitamente, você não poderá seguir as práticas acima, se você já faz isso, você deve se corrigir para que sua máquina funcione sem qualquer problema.

Você deve cuidar de sua máquina como uma propriedade preciosa e não como um item comum.

Guia Passo a Passo Para Limpar Sua Máquina de Costura

Não importa qual máquina de costura você tem, você precisa limpá-la regularmente para evitar problemas e frustrações. Todos os tipos de máquinas, incluindo a elétrica, mecânica e computadorizada, possuem as mesmas demandas relacionadas a manutenção. Existem vários passos que devem ser seguidos para garantir a qualidade do desempenho do equipamento após longos períodos de tempo. Se você tomou a decisão certa ao comprar o equipamento de um fabricante conhecido, então estas máquinas devem te servir perfeitamente por décadas.

Porém, os melhores desempenhos exigem um esforço considerável de sua parte para fazer a manutenção e limpeza do equipamento. A manutenção ou limpeza dessas máquinas de costura é um procedimento completo que requer que certos passos sejam seguidos na ordem indicada. Este é o propósito desde guia e, após lê-lo, você terá uma ideia clara de como limpar sua máquina. A seguir você verá os passos principais que devem ser seguidos para que sua máquina de costura dure por décadas sem deterioração em seu desempenho:

O Que Você Precisará Fazer Para Limpar Sua Máquina De Costura

Para limpar sua máquina de costura, você precisará de algumas ferramentas e alguns itens úteis, isso fará com que o processo seja mais fácil e resultará numa limpeza ainda mais eficaz. Então, não se esqueça de reunir todas as coisas importantes antes de abrir sua máquina e começar o processo de limpeza.

Isso é essencial, porque se você não fizer isso, você perderá muito tempo procurando as ferramentas e itens necessários para remover a poeira das partes pequenas da sua máquina de costura.

Essencial:

  • Manual de usuário;
  • Pincel de cerdas suaves,
  • Agulhas;
  • Tecido úmido;
  • Óleo para máquina de costura

Opcional:

  • Aspirador de pó com um anexo para peças pequenas;
  • Ar comprimido;
  • Pincel de artista (com cerdas de camelo);
  • Escova de rímel tipo descartável.

Comece usando o pincel de cerdas suaves:

Este é o primeiro passo para a limpeza da máquina de costura. O pré-requisito para começar a limpeza é garantir que a máquina esteja desligada e desconectada da tomada. Descarte as agulhas usadas. Depois, remova a placa da agulha e o pé calçador. Seu manual de usuário pode te ajudar com a remoção apropriada dos componentes da máquina. O mesmo acontece com a remoção da bobina e da caixa de bobina.

O processo de limpeza

A seguir estarão os principais passos para a limpeza da sua máquina:

1. Remova a poeira e os fiapos das áreas mais profundas:

Após a remoção de todos estes componentes, está na hora de começar a tirar a poeira e fazer a limpeza geral da sua máquina usando um pincel. O pincel é a ferramenta mais fácil de encontrar, mas você também pode usar um aspirador de pó ou uma lata de ar comprimido. Use o pincel ou outro equipamento para remover toda a poeira das partes internas. Garanta que você cuide de todas as partes que podem ser alcançar com o pincel. Usar um aspirador ou o ar comprimido irá garantir que você remova toda a poeira e fiapos das regiões mais profundas da sua máquina de costura.

2. Limpando os dentes da máquina:

Os dentes precisam ser limpos de forma apropriada e dedicada para retirar toda a poeira. Por ser a área mais exposta a poeira e aos fiapos, se ela se manter suja, você não conseguirá manter seus tecidos limpos. Você deve garantir que não ficou nada para trás.

3. Limpe as peças internas:

Essa área é um pouco difícil de limpar, especialmente se você estiver usando o ar comprimido ou um aspirador de pó. Você precisa garantir que a poeira não vai se aprofundar ainda mais na máquina.  Você deve aspirar o pó da direita para a esquerda e de trás para frente.

4. Limpando o disco de tensão:

Se você tem uma máquina de costura com uma tampa lateral, remova-a para limpar o caminho da linha. Se não houver tampa lateral, então você pode usar um aspirador de pó para tirar toda a sujeira e fiapos. Toda a parte de tensão terá sido finalizada após completar este passo. Os discos de tensão também podem ser limpos de outra forma, eleve o pé calçador para soltar os discos de tensão, assim, use uma linha de algodão ou um fio dental para limpar o canal da linha.

Remontando a Máquina

Neste ponto, a parte principal da máquina deve ser remontada. Garanta que você coloque cada parte no lugar certo e com o alinhamento correto. Lembre-se de fazer o seguinte:

Ligue a máquina de costura e teste a agulha, pé calçador e caixa de bobina por alguns segundos. Este passo irá garantir que todo o mecanismo interno está funcionando perfeitamente após a limpeza.

Desligue a máquina novamente. Coloque todos os equipamentos removidos de volta ao seu lugar, incluindo a agulha, placa de agulha, bobina, caixa de bobina e pé calçador.

A nova agulha deve ser inserida e você deve verificar se todos os equipamentos estão posicionados da forma correta.

Lubrificação

A lubrificação de sua máquina ou das partes internas da máquina é um dos passos mais importantes para garantir que sua máquina foi limpa minuciosamente.

Quando você usa um lubrificante, ele irá alcançar todas as partes pequenas com facilidade e remover toda a sujeira que se encontra lá. Além disso, isso irá te ajudar a manter a suavidade para reduzir a fricção entre as partes da sua máquina, executando-a sem nenhum problema de forma suave e fácil.

Melhores formas de lubrificar a máquina de costura:

Eis como você deve lubrificar sua máquina de costura:

Primeiro adicione algumas gotas de óleo no buraco superior da sua máquina de costura. A partir disso, o óleo irá alcançar as partes mais baixas, como a barra da agulha e a alavanca. Isso fará com que a barra da agulha se mova com mais suavidade.

Depois coloque algumas gotas nos dentes. Isso também irá ajudar a garantir que não haja fricções nessa área e que todas as áreas fiquem limpas.

Depois, erga a base da máquina e você verá uma longa haste que conecta todas as funções da máquina, adicione algumas gotas em todas as ligações deste equipamento.

Agora deixe a máquina sob a luz do sol por uma hora ou mais. Esta prática irá aumentar a temperatura do óleo aplicado, fazendo com que ele se expanda para lubrificar todas as áreas, além de eliminar o excesso de óleo.

Após isso, você terá que colocar sua máquina para funcionar, não há necessidade de usar linhas ou tecidos. Depois de deixar a máquina funcionando por alguns minutos, você deve pegar um tecido de algodão, dobrá-lo e colocá-lo sobre os dentes e executar a máquina por mais alguns minutos. Esta prática irá ajudar a remover o excesso de óleo da agulha e dos dentes, assim o óleo não irá prejudicar os tecidos que você realmente for costurar.

Com Que Frequência Eu Devo Lubrificar?

Esta é a pergunta que até os profissionais fazem. É aconselhável que você lubrifique sua máquina após ela estar totalmente limpa de poeira e fiapos.

As máquinas mais modernas não precisam de lubrificações frequentes. Lubrifique-a quando sua máquina começar a mostrar sinais de desgaste.

Se você usa a máquina com frequência, você deve limpá-la e lubrificá-la a cada 2 ou 3 meses.

As máquinas de costura precisam ser lubrificadas quando começam a apresentar pontos falhos ou rompimentos frequentes da linha.

A lubrificação reduz as chances de fricção, evitando danos frequentes nas partes internas da máquina e auxiliando na movimentação suave da linha, facilitando o uso da máquina.

Limpando o exterior:

Limpe todo o exterior da máquina de costura usando um pano de algodão úmido. Limpar o exterior é importante porque irá garantir que sua máquina tenha as melhores condições e aparência. Além disso, você não deve a deixar suja ou com óleo porque poderá sujar as roupas que você for costurar.

Atenções na limpeza de uma máquina de costura:

A seguir se encontra os principais cuidados relacionados a limpeza ou uso de sua máquina de costura:

Para todas as instruções e informações de segurança sobre o uso do seu produto; você deve buscar o manual.

Garanta que você desligue a máquina de costura e a tire da tomada antes da limpeza.

A agulha deve ser descartada da forma certo. É essencial que você observe o de sua ponta e saiba como manusea-la para a remoção e descarte.

A tampa da máquina de costura é o mais difícil de ser removido. Você precisa ter 100 por cento de certeza de como removê-la para saber como colocar de volta. Colocá-la de volta da forma errada pode danificar o seu equipamento após ligar a máquina.

Quando você lubrificar sua máquina de costura, lembre-se de usar apenas o óleo recomendado pelo fabricante. O uso de óleo doméstico não é recomendado.

Mantenha sua máquina de costura longe de áreas com muita poeira. Isso danifica sua máquina lentamente e sem que você perceba. Cubra-a com um pano para protege-la e deixe-a em um ambiente limpo.

Dicas para a manutenção regular de sua máquina de costura:

A seguir serão fornecidas algumas dicas para que você cuide de sua máquina de costura regularmente:

Sabe-se que poeiras, pêlos e outras coisas parecidas adentram rapidamente nos componentes internos da máquina de costura, podendo acumular e danificá-la. A melhor coisa a se fazer é manter sua máquina coberta durante todo o tempo que ela não está sendo usada.

Lembre-se de sempre limpar suas mãos antes de manusear sua máquina. Uma pequena sujeira em suas mãos pode causar uma grande bagunça em sua máquina e em seus tecidos.

Tente fazer a limpeza básica do exterior e do interior após cada uso.

As agulhas devem ser trocadas regularmente. Elas são baratas e não há nenhum problema em trocá-las após cada grande projeto de costura.

Garanta que você sempre esteja com o manual do produto. Se houver algum problema significante, ligue para o provedor de manutenções autorizado ou leve o equipamento até a loja para que os reparos sejam feitos de forma apropriada.

Como Fazer Com Que Sua Máquina de Costura Seja Uma Companheira de Longa Data?

As melhores máquinas de costura, dos melhores fabricantes, são feitas para durar décadas. Várias máquinas de costura possuem uma garantia de dez anos, algumas máquinas possuem garantias de até 25 anos, que é um ótimo tempo de vida para tais equipamentos. Porém, o produto só pode durar tanto tempo se você cuidar bem do seu desempenho, limpeza e manutenção. Você precisa cuidar de todos os seus componentes e garantir que você substitua as partes que começarem a falhar. Além disso, a limpeza deve ser feita com frequência para garantir que seu equipamento será um companheiro de longa data.

Conclusão:

A limpeza da sua máquina de costura é tão importante quanto seu uso. O desempenho da máquina depende do quanto você é bom em limpá-la. Existe um procedimento completo para sua limpeza que deve ser seguido. É muito importante buscar o manual do produto e seguir todas as orientações para a realização da limpeza e da manutenção. Além disso, se você tem a rotina correta para limpar a máquina e você nunca a danificou durante tais procedimentos, então não há duvidas de que sua máquina de costura irá te acompanhar por muito tempo.